Táticas de Inteligência em Compras e Negociação


Informações e Contato

Turma 1
23 e 24.Nov
Quarta e Quinta
16 horas 8h30 às 17h30

Turma 2
07 e 08.Dez
Quarta e Quinta
16 horas 8h30 às 17h30

Local - Febracorp
Academia de Experiências
Av. Dr. Cardoso de Melo 1340, 1º Andar Vl.Olímpia/SP

Contato
Julia Molinari
(11) 3302-9292
mais informações

Professores do Instituto

Com longa experiência em empresas de bens de consumo e de servicos, a profissional possui expertise em Sustentabilidade, incluindo areas como Seguranca, Saúde, Meio Ambiente, Qualidade e Responsabilidade Social. Atuou como Gerente de Sustentabilidade na Elektro, foi responsável pelos sistemas de segurança e saúde e Programa de Qualidade de Vida da TAM Airlines e respondeu pela área de Qualidade e Segurança Alimentar da Danone. Possui, ainda, experiência de 10 anos na Unilever, tendo atuado como gestora da área de qualidade e todos os aspectos de Segurança, Saúde e Meio Ambiente.

Ex-gerente de suprimentos da Cargill Agrícola S.A. Atuou no setor de compras em empresas como Danone e Unilever. Possui MBA General Management e é Pós Graduado em Administração Industrial. Possui especialização em planejamento estratégico em Supply Chain e acumula especializações na área incluindo habilidades de desenvolvimento gerencial e aperfeiçoamento profissional.

Mestre em Engenharia de Produção pela USP, pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV. Possui experiência na direção de projetos de logística e compras em empresas nos segmentos automotivo, químico-farmacêutico, prestação de serviços, siderurgia e varejo. Como grandes realizações redesenhou processos e redes de abastecimento de algumas das maiores empresas multinacionais do Brasil.

Cristiane Villar

Supply Chain Specialist

Doutoranda e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (SP), na área de Gestão de Operações e Competitividade, Cristiane possui 18 anos de experiência como Executiva de Operações, Compras e Supply Chain, em empresas como SKF do Brasil, Faiveley Transport e Itautec Philco. Desenvolveu pesquisas na área de relacionamento na cadeia de suprimentos e inovação colaborativa e atualmente estuda o processo de internacionalização de operações de empresas multinacionais brasileiras.

Conheça o Profissional

Thiago Vieira

Ger. de Plan. e Inteligência de Suprimentos.

Formado em Engenharia de Produção, complementou sua base acadêmica com MBA em Gerenciamento de Projetos e Six Sigma Black Belt . Atua a 9 anos na área de suprimentos com passagens por área de aquisição de Matéria Prima, Serviços, MRO e CAPEX assim como Planejamento e Inteligência de Suprimentos em grandes empresas como Raízen (Joint Venture Shell + Cosan) , Vale , GM e Whirlpool. Como Gerente de Planejamento e Inteligência de Suprimentos tem como principal responsabilidade prover informações estratégicas que possibilitem a potencializar de valor ao negócio.

Conheça o Profissional

Executivo de Compras, com mais de 15 anos de experiência na indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Compras e logística internacional, liderando equipes regionais e do Brasil com foco nas categorias indiretas de serviços e produtos de marketing. Engenheiro de Produção com um MBA de Gestão Empresarial pela BSP, acumula também experiência como Gerente Regional de Compras na Sanofi-Aventis.

Henrique Marcondes tem ampla e diversificada experiência desenvolvida em Indústria em empresas como Embraer, Novelis, Alstom, Ambev, J.P. Morgan e Accenture. Atuou por mais de 20 anos como Gestor de Cadeias de Suprimentos, com execução e gestão de fluxos (inbound e outbound) sempre com responsabilidades pela integração das áreas, com desenvolvimento de fornecedores e melhores praticas de sourcing. Através da experiência desenvolvida desde 2002 na Embraer e posteriormente no JPMorgan, Henrique aprimorou sua capacidade de negociação comercial e contratos, tanto na posição de comprador como na de vendedor de produtos e serviços, com forte orientação para resultados. Na Embraer foi responsável pelo desenvolvimento de fornecedores (strategic sourcing), processo de mitigação de risco de ruptura de fornecimento e compliance dos processos de compras. Foi membro do Industry Advisory Council no projeto MIT Supply Chain 2020, fez MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e tem formação em Engenharia Mecânica.

Executivo de Supply Chain com mais de 10 anos de atuação em cargos gerenciais e diretivos em empresas nacionais e internacionais como Carglass, International Paper, Votorantim (Citrovita), Dow Química e Voith. Tem sido responsável pela elaboração e implementação de áreas de Supply Chain baseadas em processos integrados e nas melhores práticas como S&OP, Strategic Sourcing, TCO, Inteligência de Mercado, KPIs, Balanced Scorecard. Engenheiro Mecânico, com pós-graduação em Adm Empresas e MBA em Finanças.

Com mais de 8 anos de experiência no circuito de abastecimento global na FMCG, possui bom equilíbrio entre as posições estratégicas e tácticas em Logística e Planejamento, com experiência profissional Multicultural (projetos em países-chave na América Latina, Caribe e EUA). Possui especializações em Projetos estratégico e operacional dentro da Cadeia de Suprimentos, incluindo estudos de otimização fábricas, reestruturação, planejamento tático, S & OP implementação e logística Breakthrough projetar modelos, também em projeto de Rede e Otimização, as funções de Planejamento, Logística e estratégias de Aquisições e planejamento de Capacidade, Sourcing, Planejamento SC, gestão de inventário, trabalho de melhoria de capital e de inteligência de negócios.

Com mais de 30 anos de experiência em Supply Chain, desenvolveu e implantou a área nos oito anos em que permaneceu na BIC Brasil. Também acumula 23 anos de atuação na Unilever Brasil, onde ocupou o cargo de gerente de Projetos e Desenvolvimento de Distribuição.

Módulos da capacitação

Módulo I - Estratégia de suprimentos

  • Compras como agente de aceleração do resultado;
  • Ferramentas práticas para entender o contexto do mercado e desenhar a estratégia de compras;
  • Estimulando a prática da inovação visando o desenvolvimento de novas soluções;
  • Táticas de abordagens aplicadas a mercados importantes;
  • Identificando relações de custo-benefício através do desenvolvimento de uma estratégia de aquisição;
  • O valor de mitigação do risco associado à tomada de decisões;
  • Modelos aplicados: Porter, Swot, Matriz Estratégica.

Módulo II - Inteligência em compras

  • Trabalhando a Inteligência em Compras a fim de proporcionar um suporte adequado às negociações; O mecanismo de monitoramento de mercados fornecedores como fator-chave de sucesso na gestão da cadeia de suprimentos através da identificação de riscos e oportunidades;
  • Potencializando as negociações através do cruzamento de demanda interna com drivers de mercado;
  • Tecnologias, custos, índices econômicos, spending e captura de demanda;
  • Gerando informações concretas e tendências sobre uma determinada carteira ou fornecedor, suportando a geração de valor e melhoria da qualidade e abastecimento;
  • Considerando tendências de commodities, cotações em bolsas, variações climáticas, estratégias de movimentação de estoques e volume de aquisições na estratégia de negociação;
  • Curvas de variação de preço: enxergando paridade de preço em diferentes países por períodos.

Módulo III - Negociação e seus aspectos atuais

  • Desenhando o caminho da negociação a partir da estratégia desenvolvida;
  • Cumprindo as fases preparatórias visando alcançar as melhores alternativas em um acordo através da utilização da metodologia de Harvard;
  • Desenvolvendo alternativas para sustentar a estratégia;
  • Explorando possibilidades através do planejamento de hipóteses;
  • A construção da "coerência" e "lógica";
  • Colaborando para o resultado através do uso de melhor postura e comportamento;
  • A prevenção de erros através do trabalho de auto-análise;
  • Estabelecendo a negociação como um ciclo contínuo na relação com o fornecedor;
  • Explorando pontos importantes no momento da argumentação;
  • A importância de reconhecer de que lado está o poder e como extrair oportunidades ou alternativas desta situação;
  • Trabalhando atitudes e habilidades;
  • Construindo relacionamentos no processo;

Inbrasc - Instituto Brasileiro de Supply Chain @ 2011